Pular para o conteúdo

O que é Dieta Low carb?

Então vamos lá, o que é dieta low carb ? São dietas baixa em carboidrato (LCD) ou dieta restrita em carboidrato podem ser definidas como uma intervenção dietética que preconiza o consumo de carboidrato, sendo assim essas restrições são abaixo das recomendações estabelecidas pelas diretrizes nutricionais, ou seja < 44 % do valor energético total (VET) em carboidratos.

Existem varias publicações cientificas que consideram uma intervenção dietética que utilizam de 20 g a 130 g de carboidrato ao dia para uma restrição.

Porém não existe um consenso definindo sobre o que constitui precisamente uma dieta baixa em carboidrato ou, tampouco, a diferenciação de dieta baixa em carboidrato e dieta muito restrita em carboidratos.

Essa ambiguidade nas definições tem gerado, na atualidade, uma barreira persistente para comunicação. Desta forma, a fim de eliminá-la, vou propor aqui algumas definições baseadas em algumas publicações e utilizadas por autores que realizaram estudos experimentais:

Dieta cetogênica ou muito baixa em carboidratos: Carboidratos de 20 a 50 g/dia ou de 5% a 15% da dieta de 2000 kcal/dia.

Deita Low carb restrita: 10% a 25% de carboidratos por dia.

Dieta Low carb moderada: 26% a 44% de carboidratos por dia.

Portanto para você saber se realmente esta seguindo uma dieta low carb você precisa do acompanhamento de um profissional pois existe vários passos a serem seguidos para determinar a quantidade de carboidrato que seu corpo necessita por dia.

Não existe uma dieta zero carboidrato pois mesmo alimentos saudáveis como legumes, frutas, tubérculos, leguminosas, cereais, chocolate, fibras e sementes tem seu valor de carboidratos.

As dietas low carb, dietas cetogênicas, normalmente são utilizadas com o objetivo de reduzir peso, sendo, por muitas vezes, disseminadas em mídias sociais por pessoas que não são habilitadas para a prescrição dietética, gerando polêmica entre profissionais acerca da eficácia dessa abordagem, por muitos considerada como uma “dieta da moda”.

Quando devo procurar uma dieta restrita em carboidratos ou low carb?

Quando você apresentar alguma alteração como resistência a insulina, hipertensão arterial, glicose aumentada, doença cardiovascular e para perda de peso.

Existe um apoio experimental significativo para a afirmação de que a ingestão de carboidratos deve ser reduzida em indivíduos com resistência à insulina. Ou seja, nesses indivíduos, uma dieta rica em carboidratos aumenta o estresse, resultando em níveis sanguíneos ainda mais altos de glicose e insulina. Isso, por sua vez, pode exacerbar as anormalidades lipídicas do sangue mencionadas acima e aumentar a predisposição à hipertensão arterial sistêmica.

Além da importância de perder o excesso de peso e gordura corporal – que melhora significativamente a resistência à insulina – uma menor ingestão de carboidratos pode ajudar a minimizar as anormais da insulina que ocorreriam com o consumo de dose excessiva de carboidratos e que levam a um aumento do risco de doença cardiovascular.

A limitação das escolhas alimentares, também, pode levar a uma redução espontânea na ingestão de alimentos, contribuindo assim para uma baixa ingestão calórica. O “fator da monotonia” alimentar normalmente ocorre em dietas muito restritas em carboidratos.

Não só o peso corporal, mas também a composição corporal deve ser um importante alvo da intervenção dietética.

Dietas com muito baixo teor de carboidratos são normalmente muito elevadas em proteínas e/ou gorduras, que – combinadas com uma baixa ingestão de frutas e vegetais contendo potássio, micronutrientes, fitoquímicos e compostos bioativos – podem exercer um efeito negativo sobre a microbiota intestinal.

Portanto lembre-se fazer dieta sem acompanhamento é muito arriscado para sua saúde.

Se gostou deste artigo comente e compartilhe com mais amigos:

5/5 - (1 votos)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Afiliado